• A-
  • A
  • A+

FUNDADORES

Rosana Hahne - CRESS 003567

Assistente Social, graduada pela Universidade Regional de Blumenau – FURB [2005]; pós-graduada em Gerontologia pela Universidade Regional de Blumenau FURB – SC [2006]; Atuou no Projeto de Extensão Assistência Sócio - Jurídica – Parecer CEPE n° 052/2002. Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Blumenau/SC [2006-2008]. Conselheira Titular, Representando a Associação Comunhão Martim Lutero no mesmo período. Coordenadora do Grupo Sênior Girassol na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – Paróquia Blumenau Centro [1997-2007]. Co-autora de AME SUAS RUGAS: Viver e Envelhecer Com Qualidade (Ed. Nova Letra, 2006). Sócia – fundadora do Instituto Brasileiro de Gerontologia – IBGERON [2007]. Presta assessoria e consultoria a Idosos: grupos, familiares e instituições. Intervenções que favoreçam qualidade de vida e a garantia da dignidade no processo do envelhecimento.

Maria do Horto Tarragô Coimbra - CRP-SC: 12/05.275

Psicóloga clínica graduada pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Capacitação em Gerontologia pelo PROEP – Programa de Educação Permanente, na mesma instituição [2004]. Psicopedagogia – INCAPE - Instituto de Capacitação Pedagógica [2005]. Atuando com idosos desde 2001. Atua em consultório desenvolvendo atendimento com psicoterapia. Colaboradora na obra “Cartilha do Idoso – Um Diálogo Urgente: Uma releitura do Estatuto do Idoso” – 2005 FURB – Blumenau - SC. Coordenadora do Grupo de Estudos do Estatuto do Idoso, contemplando 14 participantes. Coordenadora do Grupo para Cuidadores de Portadores de Alzheimer do PROEP – FURB. Docente colaboradora desde 2005 na disciplina de ‘Psicologia e Evolução’ para as turmas de ‘Educação Permanente’ e ‘Gerontologia’ do PROEP – FURB.

Juliana Brandão CREF 000125/SC

Educadora física, graduada pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, pos graduada em Gestão para a Qualidade na Administração Desportiva (1999) e Dança Escolar (2005) na UDESC. Mestrado em Educação Física na área de concentração em Atividade Física Relacionada à Saúde em 2002 na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutoranda em Gerontologia Biomédica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC. Atuando na área com o idoso desde 1993. Organizadora das obras “A vida na Maturidade: uma contribuição a Educação Permanente”, “Viajando com a Terceira Idade: atividades e dinâmicas recreativas” e “Ame suas rugas”. Docente nos cursos de Educação Física e Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia da FURB. Além de ministrar cursos de pós-graduação e eventos tais como: Jopef -PR, Meeting-SC e Enief-RS”. É filiada a SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria.


Creuza Maria Fleck

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo – RS, com Especialização em Gerontologia e Mestre em Educação pela FURB - Blumenau-SC. Atuou como coordenadora de ensino na rede municipal de ensino de Não-Me-Toque/RS e diretora de escola confessional e comunitária durante oito anos.
Atualmente atua como professora de filosofia no ensino médio, coordenadora de programa Educação Permanente para adultos e idosos, coordenadora de programa de Voluntariado e coordenadora de programas de formação complementar em escola confessional e comunitária. Também é pesquisadora junto ao programa de Mestrado em Educação da FURB, Blumenau/SC, com foco em envelhecimento humano e autonomia, tendo Paulo Freire como importante referencial para a libertação e a autonomia.


Denise Van de Meene – COREN 112057/SC

Enfermeira, graduada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2003), educadora em Diabetes pelo Centro de Diabetes Curitiba – Paraná (2001), pós-graduada em Gerontologia pela Universidade Regional de Blumenau com convênio com a Fritz Muller (2006), Co-Autora das obras “Ame suas rugas” volume I com o artigo “O Cuidado de um Anjo”. Docente nos cursos de estágio do Curso de Técnico de Enfermagem pelo CTS, enfermeira no Hospital de Gaspar. Voluntária na Associação de Diabéticos do Vale do Itajaí ADVAL, Membro do Conselho do Idoso de Gaspar.


Ernesto Jacob Keim

Graduado em Ciências, Matemática pela Universidade Católica de Petrópolis, Biologia e bacharel em Biologia pela Universidade Santa ÚRSULA-RJ, Mestre em educação pela UFRJ e Doutor em Educação pela UNIMEP - Piracicaba/SP. Professor de Ciências durante 25 anos no ensino fundamental e autor de coleção de livro de Ciências de 1ª a 8ª série. Professor universitário há 20 anos sempre envolvido com pesquisas voltadas para a formação de professores e o desenvolvimento de metodologias, propostas e programas educativos.
Atualmente é professor no programa de Mestrado em Educação da FURB - Blumenau/SC, e pesquisador em educação com foco na Pedagogia da Resistência e Ecopedagogia. Suas pesquisas se direcionam também para a educação no contexto das ciências do envelhecimento.
Atual também como consultor pedagógico-didatico em diferentes programas e instituições.

Ivo da Silva - CREFF 000120 - G/SC

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos do Paraná.
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina
Treinador e Árbitro de Nível II da Associação Internacional das Federações de Atletismo.
Docente das Disciplinas de Treinamento Desportivo, Musculação e Atletismo I, II e III da Universidade Regional de Blumenau desde 1978.
Treinador de Atletismo da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau desde 1978.
Técnico da Seleção Brasileira de Atletismo nos seguintes Campeonatos Mundiais: ESTUDANTIL realizado em Orleans - França em 1976; JUVENIL realizado em Sudbury - Canadá em 1988; COPA DO MUNDO DE MARCHA ATLÉTICA realizada em L\'Hospitalet - Espanha em 1989; COPA DO MUNDO DE MARCHA ATLÉTICA realizada em San José - Califórnia - Estados Unidos em 1991; ADULTO realizado em Tóquio - Japão em 1991; COPA DO MUNDO DE MARCHA ATLÉTICA realizada na cidade de Beijing - China em 1995.
Vice-Presidente da Federação Catarinense de Atletismo nas gestões 1997 a 2005
Vice-Presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina nas gestões 1999 a 2005.
Líder do Núcleo Brasileiro de Desenvolvimento dos Esportes Pedestres – NUBRADESPE – da Universidade Regional de Blumenau desde 26 de Novembro de 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GERONTOLOGIA - IBGERON


Rua Sete de Setembro, 967 - Ed. Dona Guiomar, sl 15, Centro
Blumenau - SC - 89010-201


© IBGERON - Todos os direitos Reservados